Certificação Digital

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O Certificado Digital é um arquivo que identifica você no espaço virtual

Dois exemplos típicos são:

– Quando você consulta seu banco on-line, este tem que se certificar de que você é a pessoa que pode receber a informação sobre a conta. Como uma carteira de motorista ou um passaporte, um Certificado Digital confirma sua identidade para o banco on-line.

– Quando você envia um e-mail importante, seu aplicativo de e-mail pode utilizar seu Certificado Digital para assinar “digitalmente” a mensagem. Uma assinatura digital faz duas coisas: informa ao destinatário que o e-mail é seu e indica que o e-mail não foi adulterado entre o envio e o recebimento deste.

 

Os documentos assinados digitalmente atendem aos principais requisitos de segurança para a realização de negócios eletrônicos:

  • Autenticidade: garante a identidade de todas as partes envolvidas.
  • Confidencialidade: assegura o sigilo das informações, para que não se tornem de conhecimento de pessoas não autorizadas.
  • Integridade: protege contra a modificação imprópria da mensagem, garantindo o seu conteúdo original.
  • Não-repúdio: impede as partes de negarem a participação no negócio eletrônico.

Um Certificado Digital normalmente contém as seguintes informações:

  • Sua chave pública;
  • Seu nome e endereço de e-mail;
  • A validade da chave pública;
  • O nome da empresa (a Autoridade Certificadora – AC*) que emitiu seu Certificado Digital;
  • O número de série do Certificado Digital;
  • A assinatura digital da AC.

*AUTORIDADE CERTIFICADORA (AC) é a empresa que emite um Certificado Digital para você. A sua AC pode ser a empresa para a qual você trabalha ou uma empresa que você paga para emitir Certificados Digitais.

Você pode

  • Assinar contratos digitais.
  • Acompanhar processos legais.
  • Verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do Diário Oficial.
  • Declarar Imposto de Renda via Internet.
  • Consultar e atualizar o cadastro de contribuinte pessoa física.
  • Recuperar informações sobre o histórico de declarações.
  • Gerar procurações eletrônicas – utilizáveis em atividades ou transações em que certificados digitais já são empregados.
  • Acompanhar processos tributários eletronicamente.

Sua Empresa pode

  • Emitir notas fiscais eletrônicas.
  • Assinar contratos digitais.
  • Acompanhar processos legais.
  • Verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do Diário Oficial.
  • Consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal.
  • Emitir certidões.
  • Gerar procurações eletrônicas – utilizáveis em atividades ou transações em que certificados digitais já são empregados.
  • Acompanhar processos fiscais.
  • Fazer a Redarf.