171011JUCIS

Os presidentes do SESCON-RS, Diogo Chamun, e do CRCRS, Antônio Palácios, estiveram reunidos, agora à tarde, com Presidente da JUCIS-RS, Paulo Kopschina, que expôs aspectos gerais, procedimentos e benefícios decorrentes da implantação de um novo Sistema de Registro Mercantil (SRM), em substituição ao usado desde 1981. Em função disso, a JUCIS-RS não prestou atendimento externo nos dias 11 e 13 de outubro, reabrindo as portas na segunda-feira,16. Trata-se da última etapa da Junta Digital.

O sistema adotado traz benefícios de toda a ordem aos usuários, permitindo a prestação de serviços de melhor qualidade e on-line. O novo sistema irá agilizar e melhorar o andamento dos processos na Junta. O Rio Grande do Sul é o quinto Estado a adotar o SRM e todos com resultados extremamente positivos. “A Junta Comercial do Ceará já conseguiu resultados significativos, a partir de uma quebra de paradigma. Agora, com esses aperfeiçoamentos, podemos pensar em uma Junta gaúcha com processos digitais em quarenta minutos e físicos em no máximo 24 horas, assim como no Estado nordestino”, comenta Diogo Chamun.

Com o SRM e, na segunda-feira, dia 16/10, salvo alguma eventualidade, os usuários já poderão contar com diversas novas possibilidades, das quais:

Certidões: Solicitação e recebimento de todos os tipos de certidões (Simplificada, Inteiro Teor e Específica) somente pela internet.

Algumas certidões serão automáticas, ou seja, ficarão disponíveis quase em tempo real;

OBS: As certidões geradas pelo antigo sistema de forma digital deverão ser validadas pelo sistema antigo. O sistema ficará vigente para aqueles que já solicitaram as certidões por um prazo de 30 dias (retirada da certidão) e ficará disponível por 60 dias para a validação das certidões. O sistema antigo será descontinuado no dia 18/12/2017.

Ficha Cadastral Web: Extrato das informações atualizadas da empresa. Todo o histórico da empresa. Não possui valor legal (não tem o efeito da certidão);

Consulta Protocolo no Site: Funcionalidade que informa a situação de qualquer protocolo (Serviço/Processo/Certidões), bem como exibe as exigências, caso exista.

Texto em parceria com a Assessoria de Imprensa do CRCRS e da JUCEMG