O Vice-presidente Institucional, Celso Luft, participou da Missão do Sebrae-RS, em Brasília, onde o Rio Grande do Sul foi muito bem representado na II Edição do Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae Nacional de 2 a 4 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. A missão gaúcha, organizada pelo Sebrae-RS, reuniu prefeitos, secretários e servidores municipais de 53 cidades gaúchas, além de secretários de Estado e colaboradores do Sebrae-RS e parceiros estaduais da Redesim, totalizando mais de 100 pessoas. A presidente da Junta Comercial do Estado, Lauren Momback e o coordenador da Redesim na JUCIS-RS, Sílvio Ramão, também participaram da comitiva liderada pelo Sebrae-RS.

Um dos momentos de destaque foi a participação da presidente do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE) e Secretária de Planejamento, Danielle Calazans, e do vice-presidente do CEDE e diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, no painel “Simplificar para Transformar”. O painel aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (02/08), quando eles apresentaram o case que colocou o Rio Grande do Sul no topo do último ranking nacional de dispensa de alvarás e licenciamentos – relativo ao segundo trimestre de 2023 – divulgado pelo Ministério da Economia no dia 27/07. 

A tabela estadual de classificação de baixo risco foi desenvolvida pelo Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo junto aos órgãos de licenciamento estadual, de acordo com a Lei de Liberdade Econômica. Por meio dela, o RS passa a contar com 770 atividades dispensadas de alvarás prévios para início das operações. 

“Também é importante destacar os avanços da Redesim no estado e a implantação do Tudo Fácil Empresas, que permite a formalização de empresas em até 10 minutos de forma ágil e gratuita, o que simplifica o ambiente de negócios e facilita a vida do empreendedor”, afirma o coordenador estadual da Redesim do Sebrae-RS, Márcio Benedusi. 

O Transformar Juntos reúne atores de todo o país responsáveis pela transformação das realidades locais. São três dias de debates e troca de experiências sobre os temas de Compras Públicas e Simplificação (Desburocratização) voltados aos micros e pequenos negócios e ao desenvolvimento sustentável. 

Para a gerente de Políticas Públicas do Sebrae-RS, Janaína Zago Medeiros, o encontro ajuda a incentivar e fortalecer o empreendedorismo. “É um evento muito importante, onde são abordadas diversas experiências exitosas de outros estados e municípios relacionadas à simplificação dos processos de abertura, legalização e produtividade para pequenos negócios. Além disso, temos a oportunidade de conhecer as melhores práticas do setor de Compras Públicas. Tenho certeza de que, com as aprendizagens adquiridas, será possível trazer novos projetos para impulsionar ainda mais o crescimento dos negócios no RS”, destacou.