Richard 005

Richard Rasmussen é biólogo, naturalista, apresentador de TV. Mas o que pouca gente sabe é que ele também é formado em economia.  E é essa mescla entre o conhecimento da fauna e das relações animais com a economia e gestão que ele vem emprestar ao público do 5º EGESCON (www.egescon.com.br), no dia 14 de junho em Porto Alegre. Confira a entrevista com o palestrante:

SESCON-RS – O que fauna e flora podem ensinar para o ser humano e seu ambiente de trabalho?

RICHARD RASMUSSEN – A Fauna e a Flora têm regras que precisam ser entendidas e respeitadas. São um ambiente hostil e imprevisível ao mesmo tempo, bem parecido com o momento político e econômico que nos encontramos no Brasil. Saber ler os “recados” da natureza e saber aproveitar-se de suas oportunidades faz com que possamos ser mais flexíveis e adaptáveis para superar os desafios.

SESCON-RS – Como superar nossos medos em meio a um ambiente desconhecido?

RICHARD – Através do estabelecimento de objetivos claros, trabalhar com as ferramentas que partem de dentro para fora, ou seja, o conhecimento. E das que partem de fora para dentro e são imprevisíveis, ou seja, a informação.

SESCON-RS – Você é um empreendedor. Criou uma “marca pessoal” em um novo nicho de mercado. Como foi esse processo?

RICHARD – Em primeiro lugar fazendo aquilo que gosto de fazer, de verdade. Procurei ser sempre original, criar o meu próprio estilo. Depois foi muito, mas muito trabalho! Muitos dizem que a família vem em primeiro lugar. Eu acho que não. Quando se ama o trabalho, tanto quanto a família, uma coisa não exclui a outra. Nunca devemos tratar de maneira condicional: ou uma coisa ou outra. A família que ama seus integrantes, são parte deste processo e vão apoiar incondicionalmente a dedicação de cada membro ao seu trabalho.

SESCON-RS – O Richard também tem formação em economia. Onde economia e biologia se encontram, no dia-a-dia do Richard?

RICHARD – Como empresário, dono de uma produtora, fico muito feliz em ter estudado e atuado como economista durante tantos anos. Por isso que estou ainda de pé em tempos de crise como esta que estamos passando.

SESCON-RS –  O que o público do EGESCON vai ver no dia 14 de junho?

RICHARD – Comando hoje uma equipe que viaja pelos cantos mais remotos do planeta, em lugares arriscados. O segmento de trabalho escolhido nos coloca frente a frente com animais selvagens o tempo todo. Acumulamos nestes 14 anos de TV uma experiência única de dinâmica em grupo. Esta experiência que queremos dividir com o público na palestra. De forma divertida, de causos contados, de vídeos onde comparamos os animais com os seres humanos, vamos passar algum tempo juntos e entender que na verdade o futuro está acontecendo agora e que temos de estar preparados para ele e sermos felizes.