Na última década, o mundo evoluiu, dando início a uma era digital. Por meio da internet, a informação passou a ser compartilhada em escala global. O avanço tecnológico e a alteração no comportamento do público trouxeram a necessidade de adaptação e de uma mudança radical nas empresas para que conseguissem sobreviver às modificações do mercado. Essa renovação requer um novo e mais inteligente modelo de negócio, que seja otimizado e use a tecnologia ao seu favor. É necessária uma transformação digital nas empresas.

Mas essa transformação é um fenômeno que envolve mais do que apenas o uso dela; é também uma mudança significativa no dia a dia das pessoas que, agora, recorrem à internet, seja para pesquisar informação, se comunicar, consumir ou simplesmente buscar entretenimento.

E essa reorganização serve para adaptar seu negócio a um novo mercado, trazer engajamento, presença e autoridade e para, a partir disso, ser capaz de atender um novo consumidor e despertar nele o interesse pela solução que a sua corporação oferece. Ao utilizar ferramentas digitais, aplicativos e softwares de gestão, as instituições conseguem otimizar e aperfeiçoar os seus processos internos e potencializar o seu crescimento.

Para atrair o público por meio do digital, é preciso estar presente na rotina de seu público alvo, saber identificar suas necessidades e estabelecer um canal direto de comunicação com ele. Sua empresa deve personificar um cliente ideal e conhecer seus interesses para poder segmentá-los e saber quando adotar uma abordagem personalizada ou padrão.

A transformação digital nas empresas é um fator decisivo para o sucesso, especialmente em meio à pandemia. Evitar aglomerações e fazer distanciamento social tornaram-se barreiras para as organizações, que se viram obrigadas a fechar as portas e procurar por novos meios de manter seu funcionamento.

Por isso, diversas empresas ao redor do mundo estão cada vez mais interessadas em inserir inovações tecnológicas no seu modelo de negócio. É uma tendência de crescimento inegável. E os consumidores de hoje cobram maior velocidade na solução de problemas, no atendimento de suas necessidades e de melhorias, o que gera mais competitividade no mercado.

A tecnologia é um pilar essencial: quando você usufrui dela, tudo parece funcionar em uma rapidez constante; o alcance e desempenho são maiores, as chances de erros diminuem consideravelmente e o compartilhamento de informações é mais preciso e fácil. Com um sistema otimizado, seus dados permanecem organizados e sua produtividade aumenta, permitindo que sua empresa atenda ainda mais pessoas e obtenha melhores resultados.

Alexandre Sehn, diretor do SESCON-RS