Debate-18

O SESCON-RS novamente cumpriu o seu compromisso de estar a serviço da sociedade. O Centro de Eventos do sindicato foi palco, pela segunda vez, do debate com os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. Assim como no primeiro turno, SESCON-RS, Rádio Guaíba e jornal Correio do Povo uniram esforços para proporcionar um grande encontro, agora com os dois finalistas na disputa pelo comando da capital. Durante uma hora e meia, ao vivo, Sebastião Melo e Nelson Marchezan Jr. debateram ideias, trocaram farpas e apresentaram seus modelos de gestão para o município. Os candidatos puderam formular perguntas livres um ao outro, o que tornou o confronto mais aberto.

O debate iniciou com a pergunta do Presidente do SESCON-RS, Diogo Chamun. Embasado no estudo do Projeto Gestão Pública Eficaz, que analisou a administração municipal e sugeriu projetos de desenvolvimento para Porto Alegre, ele perguntou aos candidatos sobre propostas de desenvolvimento para a zona sul do município. Analise do SESCON-RS e da PUCRS apontou que é possível criar um hub logístico na região, desafogando a zona norte e criando um corredor de escoamento da produção para o Porto de Rio Grande.

Nelson Marchezan Jr. afirmou que é simpático a criação de parcerias com a iniciativa privada, mas não vê possibilidades de implantação de obras viárias e de infraestrutura para a zona sul em curto prazo. Já Sebastião Melo destacou que a região pode se transformar em um polo logístico, porém precisa ter modelo de ocupação que preserve a sua área rural.

O encontro teve ampla cobertura também do jornal Correio do Povo que transmitiu ao vivo, via facebook. A TV Record acompanhou e fez registros para seu telejornal. A hashtag #debatesesconguaiba mais uma vez foi tendência no twitter.

Confira abaixo, a analise de quem protagonizou o Debate SESCON-RS / Guaíba / Correio do Povo:

“São dois candidatos e é normal elevar um pouco a temperatura. Mas foi um debate de ideias e pudemos contribuir com a comunidade de Porto Alegre para auxiliar na escolha do voto” (Diogo Chamun – Presidente do SESCON-RS)

“Foi o melhor debate em qualidade até aqui. O formato deixou o confronto menos engessado, os candidatos mais livres para propor ideias e inclusive aquela famosa troca de farpas” (Carlos Guimarães – Coordenador de Jornalismo Rádio Guaíba)

“Essa é uma eleição que não está decidida. Há duas questões: quem votou branco, nulo ou se absteve vai agora comparecer? E quem votou em um candidato à esquerda vai às urnas votar em Melo ou Marchezan?” (Felipe Vieira – mediador)

“Estamos com a consciência tranquila de que pautamos todo o primeiro turno pela transparência e por propostas absolutamente firmes e coerentes, já executadas em municípios muito mais pobres que a nossa capital” (Nelson Marchezan Jr – candidato PSDB)

“Não tem esse discurso de dizer que é candidatura de oposição! O PTB e o PP são oposição? Então somos duas candidaturas do governo” (Sebastião Melo – candidato do PMDB)