Ação contra impostos no Acampamento Farroupilha

de de

Segunda edição do Carreteiro Tributário SESCON-RS ocorre no dia 18 de setembro

post face-2° carreteiro trib

Seja na pilcha do gaúcho, na erva mate ou até na carne e no arroz do carreteiro (mesmo com subsídios), os impostos pesam para o cidadão. Pensando nisso, o SESCON-RS realiza pela segunda vez o seu Carreteiro Tributário, evento que visa aproveitar o período cívico do gaúcho para alertar quanto a alta carga tributária no país. No dia 18 de setembro, a partir das 19h30, serão distribuídas gratuitamente 350 porções do prato típico no Acampamento Farroupilha.

Conforme a Receita Federal, de cada R$ 100 gastos pelo brasileiro R$ 32 são apenas em impostos. Não é maior carga tributária do mundo. Os dinamarqueses, por exemplo, pagam em média mais de 50% de impostos sobre seus produtos e serviços.

No entanto, no país nórdico, o retorno dos tributos se reflete em saúde, educação, segurança e infraestrutura de qualidade, algo raro por aqui. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o governo destina a investimentos estruturais apenas entre 5% e 7% do que recebe com tributos.

FUNDO FALSO – Preocupado com esse desequilibro entre o que é arrecadado pelo poder público e o que é devolvido à população, o SESCON-RS realiza o 2º Carreteiro Tributário SESCON-RS, no Piquete Rancho e Tradição, no Parque da Harmonia. A exemplo do ano passado, a refeição será servida ao público em cumbucas com fundo falso, para demonstrar a quantidade de impostos paga pelo brasileiro. “A pessoa vai comer pouco mais da metade da porção. O restante, o governo já levou com impostos”, destaca o Presidente do SESCON-RS, Diogo Chamun.

APELO ECOLÓGICO –  A novidade desse ano é que a cumbuca pode se transformar em vaso ecológico autoirrigável. “Foi uma ideia de aliarmos a conscientização de todos para a questão tributária e ao mesmo tempo ter um apelo ecológico e sustentável”, ressalta Chamun.

O QUÊ: 2º Carreteiro Tributário SESCON-RS

QUANDO: Dia 18/09, às 19h30

ONDE: Piquete Rancho Tradição (nº 218), Acampamento Farroupilha

INFORMAÇÕES: eventos@sesconrs.com.br