Certificado Digital agiliza declaração de IR Pessoa Física

de de
Certificado Digital

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2017 vai do dia 2 de março a 28 de abril. E uma das maneiras mais práticas de entregar a declaração é com o uso do certificado digital, pois esta ferramenta facilita a vida do contribuinte com a Receita Federal.

Com o uso do certificado no padrão ICP-Brasil, o contribuinte pode baixar a declaração já pré-preenchida no site da Receita e realizar ajustes nas informações. Desta forma, é possível acelerar o processo e reduzir erros na prestação de contas.

Quando a declaração é preenchida com o uso da certificação, o sistema facilita a verificação das informações sobre as fontes pagadoras. O certificado simplifica a rotina de pessoas físicas e jurídicas, auxiliando na redução do risco da declaração cair na malha fina. Isso atende a uma reclamação dos contribuintes, que precisavam aguardar meses até serem notificados sobre possíveis problemas.

Com o uso do e-CPF, o contribuinte pode baixar o arquivo da declaração, que fica disponível no portal do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Após importação do arquivo, o contribuinte pode fazer qualquer tipo de declaração e optar pela modelo completo ou simplificado.