Empresas de serviços contábeis têm nova tabela de honorários de serviços

de de

Foi aprovada, durante Assembleia Geral do SESCON-RS no dia 28 de setembro, a tabela referencial de honorários da entidade. O diretor Alexandre Sehn explica que, para elaborar o documento, é efetuado um estudo detalhado sobre a inflação do custo contábil, levando em conta os principais gastos das empresas contábeis com pessoal, ocupação, administração, comunicação e tecnologias necessárias para o processamento e entrega dos nossos serviços. “Recentemente, inovamos lançando novas configurações de preço por planos de serviços, considerando a forma como o nosso serviço é processado e entregue para os nossos clientes, ou seja, de forma digital com a integração dos dados financeiros das empresas clientes, ou de forma tradicional, com o processamento manual destes dados”, comenta o contador.

Ele acrescenta que, para as empresas contábeis que precificam os seus honorários com base no número de funcionários e lançamentos contábeis e fiscais, foi mantida esta possibilidade. “A tabela funciona como uma referência, pois sabemos que a realidade de cada empresa contábil é distinta, mas muitos escritórios utilizam a inflação do custo contábil como um índice de reajuste para a atualização dos seus contratos de serviços”, avisa Sehn. O documento também é utilizado pelo Poder Judiciário como base para precificação dos honorários de auditorias e perícias.

Entre as vantagens para o segmento contábil de ter uma tabela como essa, Sehn cita a aplicação de um índice de atualização que reflita de forma mais precisa a inflação dos custos dos serviços das empresas contábeis. “Para a realização das propostas comerciais de serviços, a planilha serve como uma referência importante para precificação dos honorários, pois leva em conta as responsabilidades assumidas de acordo com o porte e o regime de tributação dos estabelecimentos clientes”, avalia o diretor do SESCON-RS. Ele afirma ainda que a tabela serve como uma referência de preço para os serviços avulsos e não recorrentes, eventualmente demandados pela clientela.

Confira nos arquivos abaixo as tabelas de honorários e de planos 2020!

Tabela de honorários

Tabela de serviços Planos SESCON 2020