Inscrições para o ciclo 2020 do PQC-RS já estão abertas

de de

As inscrições para o próximo ciclo do Programa de Qualidade Contábil Gaúcho (PQC-RS) já estão abertas e encerram-se em 20 de agosto. Desenvolvido pelo SESCON-RS e o Sescon Serra Gaúcha, a iniciativa visa desenvolver ainda mais as empresas de contabilidade do Estado, avaliando e propondo aprimoramentos na gestão de empresas ligadas às duas entidades empresariais.

Por meio de capacitações e auditorias, o Programa analisa o grau de maturidade de gestão das empresas. “O PQC-RS é uma ação para as empresas do segmento contábil, que buscam performance em sua gestão para atingir a excelência”, explica o presidente do SESCON-RS, Célio Levandovski. Ele acrescenta que o Programa está fundamentado em critérios isentos e independentes, usando como balizador o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “Entre os benefícios para as empresas estão o aprimoramento dos processos, a capacitação profissional, a fidelização de clientes e a redução de custos com o retrabalho”, destaca o presidente.

O programa irá avaliar as empresas e conceituá-las com estrelas (de uma a cinco) de acordo com o seu grau de maturidade. Serão analisados três pilares: requisitos legais, capacitação da equipe e alinhamento ao MEG. O PQC-RS é constituído por seis estágios de caráter evolutivo e sequencial. Uma das novidades deste ano é o autodiagnóstico, em que o participante responde algumas questões e ele mesmo indica, pela pontuação, em qual nível a empresa estaria. “Antes, o participante indicava em qual nível queria entrar, mas não tínhamos esta ferramenta para auxiliar”, explica Levandovski.

Para a diretora da Innovare Contabilidade, Vanessa Malinowski Casagrande, o PQC-RS tem sido o motivador de melhoria contínua. “Todo o ano, o Programa nos move a rever cada critério e a buscar o que podemos evoluir”, afirma Vanessa. Na avaliação da contadora, o Programa foi “um divisor de águas na história da empresa”, localizada na cidade de Cachoerinha.

Ao atingir os requisitos exigidos, a empresa participante é reconhecida, conquistando o direito de utilizar a marca do PQC-RS correspondente ao estágio em que estiver participando. O evento de reconhecimento será realizado em março de 2021. A cada ano, o ciclo de avaliação se repete, permitindo aos interessados a manutenção do reconhecimento obtido, bem como a evolução para níveis superiores.

Mais informações podem ser obtidas no site www.pqcrs.com.br