SESCON-RS - Universitário Feevale - Ago2016

Professor Marcelo Ayub e diretores do SESCON-RS, Jéssica Benetti e Flávio Ribeiro Jr., com os alunos da FEEVALE

Que tipo de profissional o mercado contábil precisa? Essa talvez seja a grande pergunta do jovem, quando está na universidade. A aula magna do curso de Ciências Contábeis da FEEVALE buscou resposta para essa e outras dúvidas de seus alunos sobre o futuro profissional. Os diretores do SESCON-RS, Flávio Ribeiro Jr. e Jéssica Benetti se encarregaram de provocar os estudantes e auxiliá-los na solução dessas questões. Foi mais uma ação do Projeto SESCON-RS Universitário, que visa levar a realidade de mercado para dentro da academia. Mais de 150 estudantes compareceram ao auditório da Universidade.

Para esses estudantes, os exemplos práticos do dia-a-dia em uma empresa contábil, compartilhados pelos diretores, foram valiosos. “Acredito que isso traga os alunos para mais perto da realidade, ajudando a definir qual área seguir dentro da profissão”, comenta a aluna Martina Della Nina. Segundo ela, a nova geração de contadores chega ao mercado muito mais questionadora e já com a ideia de abrir sua própria empresa. No entanto, a jovem pondera que o profissional nunca deve deixar de ser dinâmico, responsável e competente.

“Precisamos sempre estar atentos para as mudanças de legislação e o mercado para podermos nos transformar. O empreendedorismo ensina como se posicionar diante de mudanças e como torná-las positivas”.

O contato direto com a Universidade é o momento de mostrar ao estudante o que lhe espera em um futuro nem tão distante assim. Para Jéssica Benetti, o perfil do contador vem mudando ao longo dos anos e a exigência do cliente tem aumentado cada vez mais. “Ele precisará ter muitos conhecimentos técnicos oferecidos pela Universidade, mas também habilidade para se comunicar com o cliente, liderar sua equipe e gerir o seu negócio como um todo”, afirma. Para Jéssica, desenvolver as habilidades comportamentais é fundamental para aproveitar as oportunidades.

UMA PROFISSÃO DE FUTURO – Jéssica destaca que ao contrário de muitas previsões alarmistas sobre chegada da era digital na contabilidade e a extinção da profissão, ocorreu exatamente o contrário. Segundo a diretora do SESCON-RS, o mercado de contabilidade está em crescente ascensão. “Muitos profissionais desistiram no meio dessa mudança, porque não tiveram capacidade de adaptação. A era digital facilitou diversos processos contábeis, mas também automatizou e dinamizou questões que muitas vezes passavam despercebidos pelos empresários”, enfatiza. Para ela, o profissional que souber aproveitar essas mudanças para trabalhar de uma forma consultiva e pré-ativa com seu cliente tem grandes perspectivas de futuro.