PQC tem mais de 60 inscritos

de de

O Programa de Qualidade Contábil (PQC) contabilizou a inscrição de 67 empresas para o ciclo 2020, número superior aos 56 concorrentes do ano passado. A iniciativa, que é promovida pelo SESCON-RS e o Sescon Serra Gaúcha, busca desenvolver ainda mais os escritórios de contabilidade do Estado, avaliando e propondo aprimoramentos na gestão de empresas ligadas às duas entidades, além de certificá-las com o selo de qualidade.

O projeto está embasado em critérios isentos e independentes, sendo norteado pelo Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, mas direcionado ao segmento contábil. O programa irá avaliar as empresas e conceituá-las com estrelas (de uma a cinco) de acordo com o seu grau de maturidade, além da categoria “Participante”.

A partir de agora, os concorrentes devem seguir as etapas e prazos do ciclo 2020, realizando, inicialmente, treinamentos obrigatórios até outubro. E, em seguida, será entregue a planilha de autoavaliação a fim de analisar se a empresa será ou não certificada na categoria escolhida.

Na sequência, haverá a análise por avaliadores independentes das empresas candidatas, o que deverá ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. No mês de fevereiro do próximo ano, acontece a avaliação dos relatórios pela banca examinadora do PQC e a divulgação dos concorrentes reconhecidos. A premiação final deverá acontecer em março de 2021.

Ao atingir os requisitos exigidos, a empresa participante é reconhecida, conquistando o direito de utilizar a marca do PQC correspondente ao estágio em que estiver participando. A cada ano, o ciclo de avaliação se repete, permitindo aos interessados a manutenção do reconhecimento obtido, bem como a evolução para níveis superiores.